Os medicamentos são utilizados para o tratamento de doenças e o alívio de alguns sintomas, ajudando a manter a nossa saúde e a promover a cura e bem-estar em diversas situações. De todo modo, são importantes cuidados desde o momento da compra até o armazenamento, a utilização e o descarte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de maneira inadequada, e aproximadamente 50% dos pacientes não os utilizam corretamente¹.
Ter cuidado com o uso correto dos medicamentos é uma prática fundamental para garantir a segurança, eficácia e qualidade do tratamento, permitindo assim promover o uso racional de fármacos, prevenir erros de medicação e evitar reações adversas.
Os principais objetivos do monitoramento são:
💊 Redução dos riscos associados ao uso inadequado de medicamentos, como superdosagem, interações medicamentosas perigosas, escolha inapropriada de horários de tomada e de ingesta concomitante de alimentos, duplicidade terapêutica e prescrição de substâncias contraindicadas.
💊 Auxiliar na promoção do uso racional de medicamentos, que implica na prescrição apropriada ao quadro clínico, nas doses corretas, por um período adequado.
💊 Acompanhar a adesão ao tratamento, especialmente em doenças crônicas como hipertensão, diabetes e depressão. Estudos mostram que falha na adesão pode comprometer gravemente os resultados terapêuticos.
Todo medicamento só deve ser utilizado quando necessário e prescrito pelo seu médico, devendo-se evitar o uso por conta própria.
Toda vez que você for ao médico, além de procurar entender o motivo do uso de um medicamento e os efeitos esperados, tenha em mente dois pontos fundamentais para garantir o uso seguro dos medicamentos:
- Informe sobre o uso de outros medicamentos: se você já estiver fazendo uso de algum remédio, suplemento ou até mesmo tratamentos naturais, é imprescindível comunicar ao seu médico. Isso ajuda a evitar interações que possam comprometer sua saúde ou reduzir a eficácia do tratamento.
- Pergunte sobre como administrar: não hesite em perguntar como e quando tomar o medicamento prescrito. Questione se ele deve ser ingerido em jejum, com alimentos, ou se há alguma bebida que deve ser evitada. Essas orientações são essenciais para o tratamento ser eficaz e seguro.
Essas atitudes podem fazer muita diferença na sua saúde e evitar complicações. O uso incorreto de medicamentos pode resultar em piora da doença, mascaramento de sintomas, reações alérgicas e até mesmo risco para a sua vida.
Além disso, nem todo medicamento é indicado para todas as pessoas. Alguns medicamentos, por exemplo, não podem ser administrados em crianças, ao passo que outros podem oferecer riscos à saúde de gestantes e de seus bebês. Grupos especiais como esses precisam de cuidados específicos.
Orientações importantes:
- Respeite a dose e o intervalo correto de administração.
- Não interrompa seu tratamento quando não perceber uma melhora imediata, nem quando tiver uma sensação de melhora rápida.
- Tome seu medicamento somente com água.
- Evite o consumo de bebida alcoólica durante o tratamento, pois pode interferir na ação do medicamento.
- Medicamentos produzidos em cápsulas devem ser ingeridos sem romper a cápsula, pois não servem para serem diluídos em água ou outro líquido.
- Mantenha os medicamentos na embalagem original para facilitar a identificação e o controle da validade.
- Medicamentos que devem ser guardados na geladeira devem ser colocados em caixa plástica fechada. Dentro da geladeira, coloque a caixa plástica sempre longe do congelador ou da porta, para evitar mudanças bruscas na temperatura.
- Não misture medicamentos sem a devida orientação, o uso de um pode prejudicar o efeito do outro.
- Não compre medicamentos por conta própria e sem a avaliação prévia, uma vez que a automedicação pode trazer riscos à sua saúde.
- Somente compre medicamentos em farmácias.
- Nunca utilize medicamentos vencidos.
- Descarte os medicamentos em local adequado. Existem pontos de coleta em unidades básicas, algumas farmácias e empresas de saúde.
REFERÊNCIA: